Para além dos trabalhos obrigatórios associados a qualquer projeto financiado pelo LIFE (“sítio web”, painéis informativos, e redação/disponibilização de um relatório para leigos), o Plano de Comunicação do LIFE ÁGUA DA PRATA prevê um conjunto de tarefas e ferramentas adicionais, com as quais se procura ampliar os objetivos de comunicação, informação e sensibilização:

  • dinamização de contactos regulares com a comunicação social, desde o início do projeto, com o apoio dos serviços de comunicação existentes na CME, tendo como principais tarefas:
    • síntese e revisão regular de conteúdos, textos e fotos para uso não técnico;
    • lançamento de comunicados de imprensa;
    • definição e promoção de visitas a áreas de intervenção do projeto, direcionadas a jornalistas;
  • criação e manutenção de uma página Facebook, para um contato mais próximo com a comunidade local e maior divulgação pelas redes sociais;
  • planeamento e implementação de um conjunto de visitas públicas anuais, em colaboração com as juntas de freguesias e associações locais, a fim de proporcionar à comunidade residente uma melhor compreensão dos objetivos e desenvolvimentos do projeto;
  • desenvolvimento de uma smartApp que, tendo por base conceitos de ciência cidadã, visando consciencializar a comunidade local sobre os problemas e soluções do projeto e apoiar a monitorização dos respetivos impactos, principalmente no que toca à qualidade das áreas urbanas, uso da água e rega e sensação de resultados climáticos.