Replicabilidade e transferibilidade referem-se ao potencial que o projeto tem para ser replicado por outras partes interessadas e/ou transferido para outras regiões ou países durante e/ou após sua implementação.
Para que sejam bem-sucedidos, os trabalhos de replicação e transferência do projeto terão por base uma Estratégia própria, na qual se identificarão as principais tarefas a promover para ampliar o impacto das soluções alcançadas, e para envolver uma maior massa crítica durante o projeto e/ou no curto e médio prazo após o seu término.
De acordo com o conceito adotado, essa estratégia não pode ser dissociada dos resultados alcançados com trabalhos especificamente previstos nas áreas da disseminação técnica e trabalho em rede, bem da elaboração e aprovação do Plano After-LIFE.
Nesse contexto, a elaboração da Estratégia de Transferência e Replicação prevista na ação C6 para ser executada nos últimos 12 meses do projeto, dará especial atenção não só aos resultados concretos das ações C1 a C5, mas também à avaliação dos seus impactos através da ação D1 e aos contatos e atividades técnicas realizados com as ações E2 e E3.
Tendo em conta este contexto, as atividades a ser realizadas deverão incluir: